24.5 C
Brasília
01/04/2024
Home » Máquina de cartão: Como Prevenir a Fraude em Pagamentos por Aproximação
Notícias

Máquina de cartão: Como Prevenir a Fraude em Pagamentos por Aproximação

Como os Vírus nas Maquininhas de Cartão Roubam Dados de Cartões e Provocam Compras Indevidas por Aproximação

A empresa de cibersegurança Kaspersky alerta sobre um novo golpe envolvendo pagamento por aproximação. Criminosos criaram três novas variantes do vírus Prilex, conhecido por roubar dados de cartões usados em maquininhas. Agora, o vírus bloqueia o pagamento por aproximação, forçando o usuário a optar pelo uso do cartão físico e assim, fraudar transações.

Os criminosos entram em contato com o proprietário de um estabelecimento comercial se passando por funcionários das empresas das maquininhas e instalam o vírus. Desta forma, eles conseguem acesso ao sistema e capturam os dados dos cartões inseridos. O chefe da equipe global de Pesquisa e Análise (GReAT) da Kaspersky na América Latina, Fabio Assolini, orienta que o cliente opte por outras formas de pagamento, como o PIX, e ressalta que a responsabilidade final é do dono do estabelecimento, que deve manter os computadores do ponto de venda seguros.

O crescimento da popularidade do pagamento por aproximação tem chamado atenção do especialista em segurança cibernética, Fabio Assolini, chefe da equipe global de Pesquisa e Análise (GReAT) da Kaspersky na América Latina. Ele destaca que é preciso ficar alerta com relação aos novos tipos de malware que surgiram no mercado. Estas novas versões são capazes de identificar cartões de crédito mais valiosos, como os “Infinite”, “Black” ou corporativos, que possuem limites mais elevados, tornando-os alvos preferenciais para os criminosos.

Assolini destaca que para evitar ser vítima deste tipo de golpe, é importante checar regularmente as transações na fatura do cartão e entrar em contato com a instituição financeira em caso de desconhecimento de alguma compra. Além disso, é fundamental manter um sistema de segurança atualizado e devidamente instalado em todos os dispositivos que realizam transações financeiras, bem como organizar o uso destes equipamentos, evitando, por exemplo, usar o computador da empresa para fins pessoais. A prevenção é a melhor forma de proteger-se de golpes e manter seus dados financeiros seguros.

Como previnir-se contra fraudes em pagamentos por aproximação nas máquinas de cartão

O golpe de fraude em pagamentos por aproximação tem se tornado cada vez mais frequente, e é importante tomar medidas para prevenir-se de ser vítima. Para evitar o problema, é recomendado seguir algumas dicas:

  1. Fique atento à sua fatura de cartão de crédito: Verifique regularmente os valores que constam na sua fatura e entre em contato com a instituição financeira caso não reconheça alguma transação.
  2. Mantenha sua segurança digital em dia: Instale soluções de segurança em seus dispositivos e mantenha-os atualizados para garantir a proteção dos seus dados financeiros.
  3. Separe usos pessoais e profissionais: É importante não misturar os usos de seus dispositivos, especialmente quando se trata de pagamentos. Por exemplo, não use o computador da empresa para fins pessoais, pois isso aumenta o risco de exposição a ameaças cibernéticas.

Além disso, é importante buscar outras alternativas de pagamento, como o PIX, e escolher estabelecimentos que possuam medidas de segurança eficientes para proteger seus dados financeiros. É importante lembrar que a responsabilidade final é do proprietário do estabelecimento, e ele deve tomar medidas para manter seguros os sistemas de pagamento.

Leia também:

Related posts

Como ganhar dinheiro sendo consultor da SumUp – 2021

Elievelton Edimar

Nova Promoção Maquininha T1 Chip da Ton com um Ótimo Desconto!

Gabriel Holanda

A Máquina de Cartão em 2024: O Futuro dos Pagamentos Eletrônicos