Todos os rendimentos do ano anterior feitos com a máquina de cartão precisam ser declarados no IR, mas a dúvida que muitos tem é essa:
“Tenho uma máquina de cartão em meu nome, porém quem utiliza é outra pessoa, um terceiro, mas agora a operadora da máquina está pedindo para pagar o Imposto de Renda. Como eu declaro que foi usado por outra pessoa? Qual procedimento eu devo fazer?”
Não existe essa possibilidade de declarar valores de outras pessoas no programa do IR, ou seja, se você passar o valor em sua máquina de cartão esse valor ficará vinculado em seu CPF ou CNPJ e por consequência você terá que declarar esse valor no seu CPF ou CNPJ.
Então o indicado é pedir para a pessoa adquirir uma máquina de cartão para seu negócio, hoje temos máquinas de cartão que custam apenas R$ 58,80 e em alguns casos, dependendo da sua movimentação, você poderá ganhar a máquina de forma gratuita, neste artigo você poderá conferir uma lista das melhores máquinas de cartões de 2021
Tome muito cuidado em fazer esse tipo de prática, isso pode acabar te prejudicando ainda mais se passou valores altos no decorrer do ano e a conta só vem no ano seguinte, então fica essa dica para não cair em pegadinhas.