21.5 C
Brasília
maio 13, 2022
Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA): O Termômetro do Varejo Brasileiro
Home » Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) – O Termômetro de Varejo
Cielo Mais Máquinas de Cartões Tecnologia

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) – O Termômetro de Varejo

A Cielo é uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo, que lidera o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina. Entre suas soluções, destacam-se: maquininhas de cartão, comércio eletrônico, lojas virtuais e muitos outros. As maquininhas de cartão são uma necessidade para qualquer negócio que vise o crescimento atualmente, aproveitando os benefícios da tecnologia para facilitar a compra e venda de produtos.

No entanto, com a vasta variedade de maquininhas no mercado, fica difícil escolher qual marca comprar. É necessário conhecer bem as opções do mercado para fazer uma boa escolha na hora de comprar sua maquininha. Pensando nisso, neste artigo exploraremos um pouco sobre o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) da Cielo.

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA): O Termômetro do Varejo Brasileiro

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA): O Termômetro do Varejo Brasileiro
Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA): O Termômetro do Varejo Brasileiro

A Cielo possui o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) que é um termômetro do varejo brasileiro. Esse ICVA trás as informações mais importantes para o varejo em tempo real. O ICVA da Cielo utiliza a tecnologia da empresa juntamente com um time qualificado de inteligência de dados para analisar a evolução de vendas em 18 setores de varejo para pequenos e grandes varejistas.

As informações do ICVA em tempo real permitem oferecer uma imagem sobre o cenário do varejo brasileiro mensalmente aos clientes Cielo, auxiliando no planejamento do negócio, estratégias e na tomada de decisões. O ICVA é calculado a partir de modelos matemáticos e estatísticos que busca refletir a real dinâmica de consumo nos pontos de venda.

O Cielo ICVA desconsidera  a variação da substituição de cheques e dinheiro, além de não considerar os efeitos da competição do mercado de credenciamento. Dessa forma, o ICVA consegue simular o que acontece de verdade no varejo. O ICVA pode ser Nominal, Deflacionado e pode possuir ajuste de calendário.

No ICVA Nominal é indicado o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, além de comparar com o ano anterior no mesmo período. Dessa forma, o ICVA Nominal mostra o que varejista realmente observa nas suas vendas.

O ICVA Deflacionado é o ICVA Nominal, porém descontado da inflação. Esse desconto ocorre através de um  deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Esse ICVA desconsidera a contribuição do aumento de preços para mostrar o crescimento real do varejo.

O ICVA Nominal ou Deflacionado pode ser calculado com ajuste no calendário. Esse ICVA desconsidera os efeitos de calendário em um determinado mês ou período, quando comparado ao mesmo mês ou período no ano anterior. Dessa forma, o varejista sabe qual o ritmo de crescimento do varejo, além de poder observar acelerações e desacelerações do índice.

O que acharam das taxas da Cielo? Pretendem aderir alguma maquininha deles para o seu modelo de negócio? Deixem suas opiniões nos comentários. Confira também as maquininhas de cartão mais baratas de 2021 neste link.

Related posts

Novo Kindle PaperWhite à prova D’água! perfeito para quem ama leitura 2019

Elievelton Edimar

T1 Chip ou T1? Qual a Melhor Maquininha de Cartão da Ton?

Gabriel Holanda

T1 Chip ou Cielo ZIP Qual a Melhor Maquininha de Cartão?

Gabriel Holanda