22.9 C
Brasília
abril 15, 2021
Home » Preciso declarar o imposto de renda de Bitcoin no IR 2021?
Dicas de Negócio

Preciso declarar o imposto de renda de Bitcoin no IR 2021?

Para empresas com faturamento mensal não superior a 5 milhões de reais, a alíquota do imposto é de 15% do lucro. A taxa aumenta gradualmente acima desse valor. Em caso de atraso no pagamento, haverá multa diária de 0,33%, até o máximo de 20%, mais juros mensais de 1%. Veja a seguir como preencher o extrato do IR 2021, utilizar corretamente a criptomoeda para arrecadar imposto de renda e pagar eventuais atrasados.

Preciso declarar imposto de renda de Criptomoeda no IR 2021?

A Receita Federal do Brasil exige que moedas virtuais com mais de 5.000 reais sejam relatadas no IR 2021 e as criptomoedas devem ser declaradas como ativos, como casas, carros ou aplicações financeiras na ficha de bens e direitos.

Para isso, abra a ficha “Bens e Direitos” no programa da declaração do IR 2021 e clique em “Novo”. Informe se a compra foi feita por você ou por um dos seus dependentes. Em seguida, selecione o “código” do bem.

A partir da declaração deste ano, o IR criou três códigos específicos para relatar a propriedade de ativos criptoativos:

  • 81 – Bitcoin (BTC);
  • 82 – Outros criptoativos que sejam moedas digitais, conhecidos como altcoins: Ether (ETH), XRP (Ripple), Bitcoin Cash (BCH), Tether (USDT), Chainlink (LINK), Litecoin (LTC);
  • 89 – Demais criptoativos que não considerados criptomoedas (“payment tokens”), mas são classificados como “security tokens” ou “utility tokens”

Detalhe a compra da moeda no campo “Discriminação”. Coloque qual criptomoeda comprou, a quantidade adquirida, data da compra e o nome e CNPJ da corretora onde ocorreu a transação.

Se a compra foi feita diretamente de outra pessoa, informe nome e CPF dela. Também é importante informar onde as criptomoedas estão custodiadas (guardadas). Se estiverem em uma empresa ou corretora, informe o nome e CNPJ.

Caso você mantenha as moedas virtuais em uma carteira digital, informe o modelo usado.

Se você não tinha criptomoedas em 2019, preencha o campo “Situação em 31/12/2019” com valor zero. No campo “Situação em 31/12/2020” informe o valor pago em reais.

Se você já tinha e comprou mais, some o valor de 2019 com as compras de 2020 e informe o resultado no campo “situação em 31/12/2020”.
Se você já tinha criptomoedas em 2019 e não comprou mais em 2020, apenas repita o valor do campo “situação em 31/12/2019” no campo “situação em 31/12/2020”. Não atualize o valor das moedas pela cotação atual. O que vale para a declaração do IR é quanto você pagou no momento da compra.

Caso você já tenha declarado criptomoedas no ano passado e utilizou o código “99 – outros”, atualize a ficha da declaração e declare suas moedas digitais de acordo com um dos códigos informados acima.

Related posts

Já aceita cartões em seu negócio? benefícios de aceitar cartões

Elievelton Edimar

Passei cartão para outra pessoa na minha máquina de cartão, tenho que declarar IR?

Elievelton Edimar

Como ganhar dinheiro sendo consultor da SumUp – 2021

Elievelton Edimar