30.5 C
Brasília
setembro 12, 2021
Home » IR 2021 – Veja como fazer sua declaração de imposto de renda (MEI)
Dicas de Negócio Notícias

IR 2021 – Veja como fazer sua declaração de imposto de renda (MEI)

Aproximadamente 11,3 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), validamente registrados em 2020, devem apresentar a declaração de imposto de renda de sua empresa. Como é difícil distinguir entre pessoas físicas e jurídicas criamos esse post que talvez ajude você na hora você fazer sua declaração de imposto de renda 2021.

A renda de pessoas jurídicas e a renda de pessoas físicas devem ser tratadas separadamente. Vale lembrar que empresas com faturamento anual não superior a 81.000 reais pertencem à categoria MEI e podem gerar em média 6.750 reais por mês. No que lhe concerne, os empresários com lucro tributável superior a R $ 28.559,70 são pessoalmente responsáveis ​​perante o fisco.

máquina de cartão - imposto de renda
máquina de cartão – imposto de renda

Se os indivíduos da MEI têm múltiplas fontes de renda além das atividades empreendedoras e ganham renda em 2020, eles devem ser notificados em seu extrato pessoal. Além disso, você deve informar que possui uma pessoa jurídica na forma de um microempresário pessoal na forma de “bens e direitos.

“Como tivemos milhões de novos MEIs no último ano, a dica mais preciosa – que é válida não só para quem começou agora, mas para todos – é manter uma organização constante de todos os ganhos e gastos do negócio ao longo de cada mês. Isso é um fator que facilita no momento de realizar a declaração e ficar em dia com o leão” comenta David Soares, consultor da IOB/ao³.

MEI – Pessoa Física

A pessoa física poderá ter que declarar o Imposto de Renda na condição de MEI com base nos rendimentos a partir do momento em que se enquadrar em uma das situações estabelecidas pela Receita Federal. A principal condição é ter recebido rendimentos tributáveis iguais ou superiores a R$ 28.559,70 ao longo do ano-calendário. Por isso, é fundamental se manter atento quanto à existência de demais parâmetros que possam gerar a obrigatoriedade da declaração.

Como fazer a declaração de IR 2021 – (MEI)

1. Acesse a página de declaração no site da Receita Federal clicando aqui e informe seu CNPJ e os caracteres alfanuméricos;

2. Na linha “original”, selecione “2020”;

3. No campo “Valor da Receita Bruta Total”, informe o valor total do seu faturamento no ano passado;

4. No campo abaixo, se o MEI não for apenas um prestador de serviços, deverá informar o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;

5. Informe se o MEI teve algum empregado no ano referente à declaração;

6. Na tela seguinte você irá visualizar um resumo das informações. Basta conferir se elas estão corretas e clicar em “Transmitir”;

7. Para finalizar, imprima e guarde o recibo da declaração. Nele constam as informações prestadas, o horário de envio para a Receita Federal e o número de controle.

Os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao microempreendedor, exceto os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados, estão isentos do Imposto de Renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário.

A isenção está limitada ao valor resultante da aplicação, sobre a receita bruta mensal do MEI, dos percentuais aplicáveis na apuração do lucro presumido.

Microempreendedor, fique atento! 

A DASN-Simei é a declaração anual do MEI. Ela não tem relação nem substitui a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Esse documento serve para informar o total da receita bruta, se o titular possui empregados registrados, os relatórios mensais de faturamento e as despesas.  O prazo de final para entrega é o dia 31 de maio deste ano, pelo site da Receita Federal.

Precisando de uma máquina de cartão? Confira as 5 melhores máquinas de cartões mais baratas de 2021

Related posts

Previsão de preço de criptomoedas: Cardano, Dogecoin & Ripple

Elievelton Edimar

Sou MEI, como consigo empréstimo de até R$ 20 mil? – 2021

Elievelton Edimar

Qual é a Melhor Máquina de Cartão Sem Aluguel?

Gabriel Holanda