27.5 C
Brasília
maio 9, 2022
Home » Novo site divulgado pelo BC para consultar valores esquecidos de bancos
Notícias

Novo site divulgado pelo BC para consultar valores esquecidos de bancos

A consulta de cidadãos e empresas a dinheiro esquecido em contas bancárias voltará a funcionar na próxima segunda-feira (14), agora em um site exclusivo.

Site para consultar valores a receber do Banco Central

O anúncio foi feito pelo Banco Central nesta segunda-feira (7). O acesso poderá ser feito pelo endereço valoresareceber.bcb.gov.br , Mas só destacando que o acesso só estará disponível para consulta no dia 14 de fevereiro, fique atento!

O novo canal dedicado ao SVR (Sistema Valores a Receber) tem o objetivo de ampliar sua capacidade de atendimento.

A ferramenta foi suspensa em 25 de janeiro, um dia depois de ser anunciado que 8 bilhões de reais haviam sido esquecidos. Os acessos desestabilizaram o site do BC que hospeda a ferramenta.

Queda no site do BC

No dia do lançamento (24 de janeiro), o site recebeu 20 vezes mais acessos do que um dia de tráfego intenso, ou 50 vezes mais do que um dia normal, de acordo com a cidade.

Todo o relacionamento com os cidadãos se dará por meio desse novo canal. O valor depositado no SVR não estará disponível para consulta ou solicitação no site principal ou registrador do BC, o sistema também é utilizado para consultar informações financeiras pessoais como contratos de empréstimos e financiamentos, cheques devolvidos e lista de chaves Pix cadastradas.

Haverá um guia passo a passo sobre como economizar dinheiro esquecido no site de aconselhamento dedicado.

Antes da suspensão, 79.000 cidadãos e empresas puderam consultar o SVR e foram formalizados 8.500 pedidos de devolução. Isso representa quase 1 milhão já recuperados.

Na primeira fase dos saques, o BC estima que serão devolvidos entre 3,9 bilhões de reais e 27,9 milhões de CPF (cadastro de pessoa física) e CNPJ (cadastro de pessoa jurídica nacional).

Nesta fase, os titulares de contas correntes ou de poupança encerradas com saldos disponíveis terão o direito de recuperar o dinheiro esquecido.

Também serão ressarcidas taxas e parcelas ou obrigações relacionadas a operações de crédito indevidamente cobradas, desde que as restituições sejam efetuadas nos termos do compromisso firmado pelo banco com o BC.

Além disso, podem ser recuperadas participações de capital e alocações de excedentes líquidos e recursos não solicitados de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito associados a grupos de consórcios fechados.

Salvar Valores Esquecidos entrará na segunda fase. Sua data de implementação será avaliada após o início da Fase 1.

Os encargos e parcelas ou obrigações associadas a operações de crédito cobradas indevidamente serão ressarcidos neste novo ciclo de transferências, constantes ou não nos termos do compromisso com o BC; em contas pré-pagas e pós-pagas encerradas com saldos disponíveis Valores depositados; saldos encerrados e disponíveis de fundos em contas cadastradas mantidas por corretoras e corretoras de valores mobiliários e, por fim, outros meios de ressarcimento reconhecidos pela instituição.

Segundo o BC, a partir de 14 de fevereiro, o cidadão que fizer uma consulta no novo site e constatar que tem algum valor a receber será imediatamente informado da data em que soube do valor esquecido e solicitará a transferência para seu conta.

Esses pedidos podem ser agendados a partir do dia 7 de março, que é gerado automaticamente pelo sistema.

Não esqueça de fazer uma consulta sua e de seus parentes, porque todos tem conta em algum banco  tem a possibilidade de ter algum valor esquecido a receber.

Related posts

8 dicas para não cair mais em golpes com o Pix

Elievelton Edimar

A Zettle by PayPal fecha parceria com Digital Web

Elievelton Edimar

Por que é fundamental receber pagamentos com máquina de cartão

Elievelton Edimar