16.5 C
Brasília
junho 4, 2021
Home » Real Digital: Tudo que sabemos sobre a moeda digital brasileira
Notícias

Real Digital: Tudo que sabemos sobre a moeda digital brasileira

O banco central pretende implementar essa nova moeda digital no ano de 2022 e em meio ao avanço da digitalização dos meios de pagamentos, acelerado pela pandemia e também pela implementação do Pix e do Open Banking, o Banco Central do Brasil se prepara para lançar a própria moeda digital: o real digital.

O objetivo dessa ideia é fazer com que o modelo atue como um representante da moeda emitida e também controlada e fiscalizada pelo banco central. Campos Neto disse no evento: “A moeda digital é adequada para um mundo onde há mais negociações digitais”.

Como vai funcionar a moeda digital brasileira?

A moeda digital deve ser emitida, controlada e supervisionada pelo banco central. Campos Netto disse em evento promovido pela Embaixada da Índia: “Ainda há alguns pequenos detalhes que precisam ser discutidos, como se a moeda será compensada, se será rastreada e se a Colúmbia Britânica será a única emissora”.

Outra possível característica da moeda digital é a concentração de funções, com apenas uma “carteira digital”. O banco deve atuar como mediador da carteira digital, mas cada usuário tem apenas um usuário que interliga dados e finanças para unificar os saldos digitais das contas que possui.

FIM DO DINHEIRO FÍSICO? 

Embora a tendência, após o lançamento, seja que o Banco Central exerça maior pressão para o uso do dinheiro virtual, as cédulas físicas não devem ser extintas, de acordo com Paraná.

“A desigualdade no nosso País ainda é muito latente, muitas pessoas não têm acesso à conta bancária. Além disso, não temos uma educação financeira voltada para uso de tecnologias. Isso tudo ainda vai fazer com que seja necessário o dinheiro físico, o que não quer dizer que a tendência seja de fato a substituição”, aponta.

QUANDO DEVE SER LANÇADA?

A previsão do BC é de que, após os estudos do modelo e levantamento de informações, a moeda digital brasileira seja implementada até o ano de 2022.

MODELO É IGUAL ÀS CRIPTOMOEDAS?

Ao contrário da “moeda real digital” chamada CBDC (Moeda Digital do Banco Central), o Bitcoin e outras criptomoedas não estão sujeitos à supervisão do banco central. Além disso, a criptomoeda não pode ser totalmente usada como meio de pagamento, mas pode ser usada como um investimento.

Related posts

4 máquinas de cartão mais baratas e que dispensam celular

Elievelton Edimar

Tecnologia NFC em máquinas de cartões – Saiba tudo

Elievelton Edimar

Bitcoin atinge valor de US$ 35 mil, menor valor desde fevereiro

Elievelton Edimar